CASA OUTEIRO
Pisão . 2022 - em construção
Em 2022 tive a sorte de projetar uma moradia num lugar especial.
Pisão, terra de gente boa. Terra de lavoura. Lembra-me o sol de agosto. O sorriso dos meus bisavós e o seus braços abertos sempre prontos para nos receber. Na eira sempre havia milho a secar. No telhado um gatou ou dois a espreitar.
Perante um terreno de forma regular e cota superior à cota da rua, a Casa Outeiro desenvolve-se em dois pisos. O piso térreo, disfarçado no terreno, corresponde ao programa mais técnico (garagem, lavandaria e acessos verticais). No primeiro andar desenvolve-se todo o programa habitacional. O desafio era desenhar uma moradia em L virada para um belo jardim. Mas, após análise do terreno e da sua orientação solar, a casa não seguiu o conceito inicial. Ao nível do primeiro andar, a habitação desenvolve-se em dois volumes. Um volume de frente de rua com o programa social e um volume que intercepta o primeiro com o programa privado. Este segundo volume sofre um afastamento na lateral nascente para ganhos de luz solar nos quartos. Este afastamento lateral foi razão pela qual a casa não seguiu a forma em L como se pretendia inicialmente. Desta forma, ganha-se um segundo jardim, a nascente, de carácter mais privado.
Como foi pensada enquanto casa de campo, de aproximação à natureza e de recolhimento no silêncio do meio rural, os dois jardins ganham vivências diferentes: um de e contemplação da paisagem e ambiente familiar, com arbustos e ervas aromáticas, e outro de recolhimento e contemplação interior.